Código: | LAIS20018 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | APPC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
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Corpo docente: |
Ana Ramos Alcântara José Amilcar Capinha Gil |
Português
Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível de:
a) Aquisição de conhecimentos sobre o papel da animação sociocultural no âmbito da promoção do património cultural (material e imaterial).
b) Capacidade de escolha dos instrumentos de animação adequados aos objetivos pretendidos de promoção do património cultural.
c) Apropriação de técnicas de teatro, dramatização e animação lúdica, na realização de eventos de promoção do património cultural.
A animação sociocultural na promoção do património cultural material e imaterial.
1. O património cultural, a herança histórica, a participação da população no desenvolvimento local.
2. A animação sociocultural na promoção do património cultural em diferentes contextos – o seu enquadramento a nível local e nacional.
3. Os serviços educativos no âmbito de museus, palácios, fundações e centros interpretativos – o seu papel na formação e educação de diferentes grupos populacionais.
4. A dimensão lúdica na organização de oficinas e eventos de sensibilização e divulgação do património cultural.
Estratégias e técnicas de desenvolvimento da animação do património cultural
1. O teatro na animação sociocultural e patrimonial – recriações históricas; o teatro debate e o teatro de rua.
2. A criação performativa teatral e artística no desenvolvimento de atividades de animação patrimonial.
3. A poesia, o conto e a animação de textos de recolha oral na animação do património local.
Moodle
Zoom-Colibri
A unidade curricular de Animação, Promoção e Património Cultural procura articular o domínio da animação sociocultural com as inúmeras vertentes de que se reveste o património cultural (nas suas dimensões materiais e imateriais), de modo a conduzir a uma consolidação de conhecimentos e práticas específicas, passíveis de serem aplicadas na promoção, divulgação e preservação do mesmo.
Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados visam dotar os estudantes de conhecimentos ao nível conceptual e a possibilidade de os operacionalizar na análise de situações concretas, estruturando-se em dois níveis complementares:
1. No primeiro bloco programático são abordados um conjunto diferenciado de conceitos-chave, opções estratégicas e enquadramentos institucionais, que intervêm na definição, compreensão, legitimação e fruição do património cultural – entendido nas suas inúmeras configurações.
2. O segundo bloco dedica-se à exploração prática de técnicas e processos de seleção de recursos humanos e materiais, que possam apoiar a animação em contextos de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades.
Através da articulação entre conceitos, a produção de elementos de apoio à animação é possível a apropriação, reflexão/debate, gestão, operacionalização de conhecimentos e metodologias de atuação na realização de trabalhos dirigidos à intervenção em contextos de ação.
Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-ativa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom-Colibri e ao correio eletrónico.
Os processos de trabalho incluirão:
Sustentação teórica e discussão dos diversos temas nas sessões/aulas síncronas on-line.
Aulas síncronas semanais no horário estipulado para a UC;
Contacto com estudantes e tutorias por e-mail e via Moodle;
Colocação de materiais pedagógicos e implementação de fóruns de discussão no Moodle;
Ensaios regulares/semanais dos Monólogos/Perfomance executados por gravação de vídeo individual, podendo resultar do debate dos estudantes nos seus grupos online ou telemóvel.
Construção da “Mochila APPC” em casa, incluindo um diário das aulas e das tutorias no Ensino à Distância.
A organização desta unidade curricular em torno dos seus dois eixos estruturantes, possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de dinâmicas de animação em contextos patrimoniais.
O recurso a metodologias ativas implementadas pelo Ensino à Distância possibilita a operacionalização dos conhecimentos teóricos e dos conceitos discutidos. Promove ainda, a observação e análise crítica de contextos reais de atuação, e a concretização da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.
O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Participação pertinente nas aulas e nas atividade propostas (20%).
2. Trabalho de grupo (2-3 estudantes) - Reflexão crítica de um texto ou documentário, a indicar pelos docentes sobre a temática em estudo, e sua apresentação em aula síncrona (via Zoom-colibri) (20%).
3. Trabalhos individuais
- Construção da “mochila APPC” (individual) – apresentação em aula síncrona dos instrumentos de trabalho teórico e prático e de reflexão utilizados ao longo do semestre, sendo obrigatório incluir um texto de fundamentação da performance/ monólogo. (5%)
- Escrita / construção, gravação em vídeo e apresentação da gravação em aula síncrona de uma performance/monólogo sobre o “espaço patrimonial ESE”. (45%)
4. Ponderação dos dois docentes (10%)
Exame
1- Performance individual de 15 minutos, tendo por base “o Património ESE” (45%). Guião e Portefólio reflexivo, individual, em PowerPoint sobre o Percurso de Criação da Performance (10 minutos) [a ser apreciado nas competências Teatrais e Artísticas espetaculares] (10%).
2-Texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada na animação patrimonial. (45%)
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Os estudantes a exame podem e devem solicitar tutorias com antecedência para uma boa prática dos mesmos.
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